Por muitos anos ouvimos falar na importância de se investir em energia renovável, e o que parecia ser mais uma pauta de jornal virou um acontecimento real e muito próximo a nós. O fato é que se você não se preocupar com o meio ambiente, vai se surpreender com os custos que a sua degradação pode gerar para seu bolso. E é por isso que as inovações como as telhas solares, estão aí.
Uma forma bem acessível de contribuir com os dois sujeitos (meio ambiente e bolso), é implementar o uso de energia renovável no seu cotidiano. Uma ótima opção é a energia solar. Essa energia pode reduzir em até 95% o valor da sua conta, além de criar milhares de empregos e diminuir significativamente, a emissão de gases do efeito estufa.
Segundo o relatório anual World Energy Outlook 2022, da Agência Internacional de Energia (IEA), às energias renováveis serão responsáveis por 80% do crescimento na produção global de energia elétrica na próxima década.
Sol, o protagonista na energia
Não é à toa que ele empresta seu nome ao sistema ao qual pertence. O Sol (através de sua luz solar) é fonte de energia inesgotável e não libera resíduos prejudiciais ao meio ambiente. Por isso, ele é considerado fonte de energia limpa. Além disso, ele é o agente indispensável para que ocorra a energia solar.
Ao que tudo indica, a tendência desse mercado é exponencial e vai beneficiar não somente o setor residencial, como também, comercial, industrial e agronegócio. Agora que você tem a informação, vamos a prática.
O que acha de ter uma energia mais barata e limpa através de painéis ou telhas solares? Nas próximas linhas você não terá dúvidas para escolher a melhor opção.
Painel solar: um senhor em boa forma
Conhecido também como placas ou módulos, o painel solar é fundamental na produção de energia elétrica através da captação da radiação solar. Esse carinha surgiu na década de 50, e tem vida útil até 40 anos. É prático de se instalar, se adapta a vários tipos de telhado, além de ser facilmente manuseado para captar a luz do sol (mudando o ângulo dos painéis).
Entretanto, fatores como irradiação solar, temperatura, posição do painel, inclinação e sombreamento podem influenciar a sua capacidade de geração elétrica. Ah! Ele também precisa da instalação de um inversor no imóvel.
O que não faltam no mercado são tipos de painéis para se comprar. Mas, tenha em mente que os painéis solares mais eficientes também são os mais caros.
Painéis solares monocristalino e policristalino são os mais populares entre seus consumidores. São basicamente 3 grandes diferenças entre essas placas. De maneira mais simples podemos citar, modo de produção e composição de suas células fotovoltaicas de silício e a quantidade de quilowatts-horas gerados. O que você precisa entender é que as placas monocristalinas produzem mais energia por metro quadrado que as policristalinas.
Telha solar: a geração promissora da energia solar
Surgiu no mercado em 2005 e assim como os painéis solares, têm células fotovoltaicas para captar os raios solares. Apesar dessa semelhança, as telhas solares têm tecnologia mais moderna e são esteticamente mais bonitas. Uma diferença impactante das telhas solares é a forma de montar as peças no telhado.
Em vez de ser montada no topo do telhado (painel solar), as telhas solares são incorporadas ao próprio telhado. Uma novidade no mercado. Por serem muito parecidas com as telhas convencionais, elas podem ser intercaladas entre si.
Diferenciais do telhado fotovoltaico
Esse tipo de telhado é a aposta no futuro da construção civil. Por ter um preço competitivo com as telhas convencionais, as telhas solares produzem energia limpa e reduz o preço do consumo de energia elétrica. Mas, as vantagens de se adquirir esse tipo de produto, não para por aqui. Pode-se somar a facilidade na instalação, a praticidade, economia, a estética e resistência (chuva de granizo e vazamentos).
Pontos positivos e negativos das telhas solares
Não é nada difícil enumerar as vantagens para quem decide comprar as telhas solares. Pensando nisso, elaboramos um top 5. São eles: sustentabilidade, praticidade, economia, estética e durabilidade. Quando se trata do custo da instalação de telhas solares é que nos deparamos com a principal desvantagem das telhas fotovoltaicas.
Como funciona a energia solar do telhado fotovoltaico?
O caminho do processo de transformação da energia solar em energia elétrica, começa no momento que a luz solar entra em contato com a telha (placa fotovoltaica). Uma partícula de elétron se perde e ao percorrer o circuito em busca dos outros elétrons, gera a energia elétrica.
Gigantes no mercado
Telha solar Eternit
O Grupo Eternit, com sede na cidade de São Paulo, lançou no mercado as Telhas Solares Eternit, sua primeira telha fotovoltaica, com tecnologia desenvolvida no Brasil e que traz inovação na sua instalação. Depois de muitos testes e pesquisas, essa telha pode ser aplicada diretamente no cimento. O modelo tem várias opções de cores (cinza grafite, cinza pérola, marfim palha, bege colonial e vermelha), além da aprovação do Inmetro.
A telha solar Eternit tem capacidade de produzir, em média, 1,15 kilowatts-hora por mês de energia elétrica. Segundo a diretoria da empresa, o retorno sobre o investimento pode ocorrer entre 3 a 5 anos.
Principais características da telha fotovoltaica Eternit
As telhas fotovoltaicas do Grupo Eternit apresentam ganhos de potência e são mais fáceis de instalar, pois se adaptam às construções existentes. A empresa tem projetos pilotos para atender casas populares, galpões, instalações industriais e na agricultura. O peso da telha solar Eternit é praticamente o mesmo dos modelos mais antigos.
RAIO-X Telha Solar Eternit
- Primeira telha de fibrocimento fotovoltaica do Brasil
- Montagem como os telhados tradicionais
- Sistema modular compatível com inversores de mercado
- Harmonização com o telhado
- Proteção contra incêndio e arrancamento por ventos fortes. Acesse aqui mais informações sobre a telha solar Eternit.
Telha solar Tesla
Elon Musk, presidente da empresa Tesla, sempre que pode surpreende o mercado com novas tecnologias. A bola da vez são as telhas solares da Tesla, que é composta de uma célula fotovoltaica de alta eficiência e com camadas de pintura e vidro. O resultado dessa combinação é um telhado solar elegante que pode chegar a 25 anos de vida útil.
Um diferencial da telha solar Tesla é que ela tem garantia vitalícia do fabricante. Dessa forma, o consumidor se sente mais confiante em adquirir seus produtos. Suas telhas são 17% mais baratas e tem um aumento de 10% na conversão de energia.
O objetivo da Tesla é focar na sustentabilidade e incentivar seus consumidores a terem casas energeticamente independentes, e o melhor de tudo, com preços acessíveis e próximos aos valores das telhas convencionais.
Um planeta que exige mudanças
Apresentadas as características positivas e negativas dos painéis e das telhas solares, a mensagem principal desse artigo é a necessidade de mudança no consumo de energia.
As tendências sustentáveis de energia é um caminho sem volta. As pessoas serão obrigadas a optarem por alternativas que não causem poluição ao meio ambiente, e a questão de baratear o custo da energia elétrica vai impulsionar de vez essa atitude.
As telhas solares são a inovação nesse mercado, contribuem com o meio ambiente, são lindas, fáceis de instalar e fornecem energia limpa e segura em todos os lugares que forem instaladas.
E aí, ainda tem dúvida em comprar telhas solares?
Curiosidades sobre energia solar
Tem como combustível a radiação solar, funciona em dias nublados, e o Brasil é um dos países com maior potencial para a geração dessa energia no mundo. Para complementar o quadro, já existem carros movidos a energia solar e essa tecnologia está cada dia mais gerando novos empregos e modelos negócios.
Especialista em energia solar e responsável pelo Blog do Oferta Solar. Com expertise na área de energias renováveis, ele se dedica a fornecer informações precisas e atualizadas sobre tecnologia solar, tendências e soluções sustentáveis no Brasil.