Usina solar fotovoltaica nos diferentes tipos de telhados

Usina solar fotovoltaica nos diferentes tipos de telhados

Os sistemas de energia solar são modernos e sustentáveis, e cada vez mais estão sendo utilizados para gerar energia solar a partir da energia solar. Eles estão agora em muitos telhados no Brasil e no mundo. Mas a compra não é tão fácil quanto parece, pois tudo tem que ser pensado e planejado.

Uma condição importante para a instalação de um sistema solar é, entre outras coisas, a construção, incluindo a forma do telhado, a orientação do telhado, a inclinação do telhado e o tamanho da área do telhado. O telhado de quatro águas tem algumas características especiais.

Tipos de telhado

Telhado de duas águas

telhado de duas aguas

O telhado de duas águas consiste em duas áreas de telhado inclinadas retangulares que são adequadas para a instalação dos sistemas fotovoltaicos. Dependendo da orientação, o melhor lado do telhado pode ser escolhido. Os telhados de duas águas são a forma de telhado mais comum no Brasil e são ideais para um sistema fotovoltaico.

Telhado plano

telhado reto icone

Os telhados planos consistem apenas em uma única superfície, geralmente retangular, que parece reta, mas tem um ângulo máximo de inclinação de 10° para drenagem da água. Este tipo de telhado normalmente também não representa um problema para os sistemas solares fotovoltaicos, uma vez que o sistema fotovoltaico é montado em uma estrutura no telhado horizontal. A orientação dos módulos pode, portanto, ser decidida livremente neste caso.

Telhado de uma água

telhado de uma agua icone

O telhado de uma água também consiste em uma única superfície de cobertura retangular, que, no entanto, possui um ângulo de inclinação maior que 10°. A orientação da casa e do telhado desempenham um papel importante para os sistemas solares, pois há apenas uma área. Se isso acontecer de ser orientado para o sul, um sistema solar não faz sentido aqui, pois no Brasil os painéis fotovoltaicos voltados para o norte são os que recebem maior parte da luz do sol durante os dias.

Então você deve se atentar a este fator antes de construir uma casa. Alternativamente, os sistemas fotovoltaicos também podem ser instalados no jardim ou quintal.

Telhado de quatro águas

Usina solar fotovoltaica nos diferentes tipos de telhados

Este é composto por quatro superfícies de telhado, incluindo duas trapezoidais e duas triangulares, com um ângulo médio de inclinação de 25°. O telhado de quatro águas difere muito dos outros tipos de telhado de várias maneiras, e é por isso que há algumas coisas a serem consideradas aqui. Informações sobre isso estão disponíveis abaixo:

Vantagem dos telhados de quatro águas

O telhado tem algumas vantagens claras. Incluindo, claro, que tem quatro lados para escolher, e não apenas 1-2 como os outros tipos de telhados. Assim, a orientação da casa não é um problema. Pode simplesmente ser decidido o lado mais ideal para usar os sistemas solares, ou vários módulos fotovoltaicos podem ser distribuídos em diferentes lados.

Se um sistema for instalado no lado leste, norte e oeste, os sistemas fotovoltaicos praticamente seguem o sol e oferecem a melhor radiação solar possível.

Os telhados de quatro águas são geralmente muito estáveis ​​e resistentes às tempestades e vendavais.

Desvantagem dos telhados de quatro águas

No entanto, também existem algumas desvantagens com este tipo de telhado. Os telhados geralmente têm uma leve inclinação (~25°), o que não é particularmente ideal para alinhamento. A chuva corre um pouco pior e pode limitar a radiação solar. A função de limpeza da chuva também é menor do que em telhados mais inclinados.

Além disso, as diferentes superfícies do telhado têm diferentes inclinações, o que torna a instalação um pouco complicada. A melhor solução aqui é espalhar as plantas nos diferentes lados para obter uma exposição ideal ao sol.

Obviamente, as formas pontiagudas e estreitas do telhado também limitam a área útil. Portanto, a disposição dos módulos solares deve ser planejada com antecedência para que haja espaço suficiente para o sistema solar.

Simplesmente usar módulos menores ou menos não faz sentido, pois o tamanho e o número do sistema fotovoltaico dependem da necessidade de energia. Isso deve ser calculado com antecedência para alcançar o desempenho ideal.

No entanto, os sistemas solares podem ser facilmente instalados em telhados de quatro águas se algumas condições forem atendidas e os critérios forem observados:

energia solar

Sistema fotovoltaico no telhado de quatro águas – o que observar?

Como existem desvantagens individuais com a forma do telhado de quatro águas, alguns critérios devem ser levados em consideração durante o planejamento, que podem ser derivados das vantagens e desvantagens:

Alinhamento e lado do telhado

Em primeiro lugar, você deve decidir sobre um ou mais lados do telhado. Na melhor das hipóteses, os painéis solares devem estar voltados para o norte ou distribuídos nos lados leste, norte e oeste. Qual lado oferece mais espaço? Onde o sol brilha mais intensamente? Tais coisas devem ser vistas anteriormente.

Tamanho e quantidade de painéis

Como em todos os sistemas solares, os requisitos de eletricidade e energia devem ser calculados antecipadamente para determinar o tamanho necessário do sistema. Dado que há menos espaço no telhado de quatro águas devido ao afunilamento, é aconselhável esboçar previamente um plano exato do telhado e calcular o número, a distribuição e o tamanho dos sistemas nas superfícies do telhado. Logicamente, mais módulos solares podem ser instalados na área inferior do telhado do que na área superior.

Conclusão

Apesar das peculiaridades e desvantagens da forma do telhado, o sistema solar pode ser facilmente instalado no telhado. Existem alguns fatores a serem considerados, mas estes não trazem grandes preocupações.

Especialmente com casas novas, faz sentido pensar cuidadosamente nas várias opções e formas de telhado com suas vantagens e desvantagens e, em seguida, realizar um planejamento detalhado. Quando se trata de imóveis novos, praticamente todas as opções ainda estão disponíveis.

Em geral, a orientação mais ideal para o sistema fotovoltaico é para o norte, com um ângulo de inclinação entre 30-60°. Se este não for o caso, ainda podem ser tomadas medidas para compensar, como estruturas metalicas para desempenharem este papel de aumento na inclinação dos painéis.

Aproveite e receba seu orçamento sem compromisso com a Oferta Solar!