Sabemos que uma das maiores consequências da emissão de gases poluentes no meio ambiente é o efeito estufa.
Este que, por sua vez, é responsável pelo aquecimento global, o derretimento das Geleiras e tantas outras coisas vistas diariamente nos noticiários.
O que não é tão conhecido assim popularmente, é que o setor que mais polui o meio ambiente, até então, era o da energia elétrica.
A porcentagem de emissão dos gases na produção de energia elétrica beira os 75%, segundo dados da Climate Watch.
Esse número refere-se as áreas do transporte, eletricidade e geração de calor, construção civil, entre outras coisas.
Mas esse cenário vem mudando aos poucos, e em alguns casos, mais aceleradamente, nos últimos anos. Exemplo: o da energia solar.
Para alinhar-se a preocupação mundial com o meio ambiente e a sustentabilidade, as fontes de energia alternativas têm se tornado tendência em todo o globo, mas, principalmente, no Brasil.
Neste artigo, você poderá entender mais sobe as novas fontes de energia, o que é energia renovável e não renovável, quais as fontes de energia alternativas, entre outras coisas pertinentes ao assuntos.
Aproveite a leitura, e bom conhecimento :).
Fontes de energia renováveis e não renováveis
Energia renovável é popularmente conhecida como aquela que se renova naturalmente — mesmo não sendo inesgotável.
Temos como exemplo a eólica (dos ventos), a geotérmica (do calor da terra em regiões vulcânicas), a biomassa (proveniente de matérias primas orgânicas), a hídrica (de águas ou rios).
Por último, mas não menos importante, a energia solar (proveniente da luz e calor do sol).
A energia solar, ao contrário do que ocorre com as energias providas de combustíveis fósseis e do gás natural, como a energia nuclear e a química, é captada por uma nova tecnologia chamada de paineis fotovoltaicos. É um mecanismo novo que capta o calor emitido pelos raios solares.
Esse mecanismo é capaz de transformar a claridade solar em energia elétrica em corrente contínua, o que permite o armazenamento da mesma, ou, em um segundo caso, a claridade solar é diretamente convertida em energia de corrente alternada.
Entre as principais vantagens desta energia, é que por não conter carbono, não há a emissão de gases poluentes.
Assim, uma vez que a geração de energia elétrica proveniente do sistema fotovoltaico é alimentada pela luz solar e seu calor, há um abastecimento automático. Isso significa que não há a necessidade de extração de nenhum recurso natural, ou grandes impactos no meio ambiente.
Para reforçar: energias não renováveis são aquelas provindas de combustíveis fósseis e gases.
Na maioria dos casos, são essas fontes de energia que poluem consideravelmente o meio ambiente.
É por esse motivo que as energias renováveis, como a energia solar, são tão utilizadas na atualidade.
E esse crescimento vem aumentando cada dia mais, com incentivos por parte do Governo e empresas privadas.
Esse fato é Justificável pela seguinte premissa:
No Brasil, a energia solar e a energia eólica, são uma das fontes de energia que menos trazem impacto ambiental, e, felizmente, junto com as outras fontes de energia alternativas citadas acima, fazem parte de quase 50% da matriz energética brasileira.
Tipos de energias alternativas
Vamos agora a uma pequena lista e descrição sobre as mais diferentes energias alternativas.
Algumas, são tão diferentes que duvidamos que você já tenha ouvido falar!
Afinal, é possível criar energia das mais variadas formas, devido ao avanço da tecnologia.
A corrida para o carbono zero, incentivada em diversos eventos oficiais, é um dos chamarizes para que pesquisadores se preocupem em buscar novas formas de geração de energia.
1. Energia Solar fotovoltaica
Proveniente da captação de calor pelos raios solares, a energia solar é hoje uma fonte de energia limpa que mais cresce.
Para de ter uma ideia de todo o alcance da energia solar, só no Brasil, mais de 1 milhão de casas tem em seus telhados ao menos um painel fotovoltaico.
Esse é o sistema responsável por captar o calor do sol e transformar em energia solar, além de trazer o menor impacto ambiental possível em sua produção.
Vale ressaltar que existem dois tipos de energia solar atualmente:
A energia térmica, que utiliza pequenos circuitos para troca de calor, e a energia solar fotovoltaica, que já comentamos anteriormente.
A energia solar é a mais utilizada na geração de energia a partir da luz solar, tanto por ser mais prática, quanto por trazer maiores resultados ao consumidor.
2. Energia Eólica
A energia Eólica, é proveniente do ar que respiramos, brincadeira! Mas nem tanto.
Na prática, a energia eólica, é uma energia elétrica criada a partir da força dos ventos.
A partir de uma tecnologia intitulada de aerogerador ou turbina eólica, aqueles “cataventos gigantes” que vemos em grandes campos, é gerada a partir da energia cinética.
Ou seja, a partir da força dos ventos, os aerogeradores giram em grandes velocidades e, a partir desse movimento, a energia é gerada internamente. Tendi assim a energia eólica.
A fonte de energia eólica é considerada barata, e limpa, porém, traz grandes mudanças ao espaço de instalação, pode causar a morte de pássaros, entre outras coisas.
3. Energia Hídrica
Já a energia hídrica, que vem tendo seu lugar de maior fonte de energia elétrica do Brasil roubado pela produção de energia solar, é uma das energias alternativas mais antigas e mais presentes no Brasil.
Fato é que temos a Usina de Itaipu, uma das maiores na produção de energia limpa e renovável, a usina hidrelétrica (pela força de água), mais potente que há no mundo inteiro.
Para você ter uma ideia, a produção de energia solar no Brasil só perde para a de Itaipu, mas ela está bem perto de ser ultrapassada!
4. Energia Geotérmica
Bem menos conhecida e utilizada em relação a energia solar, a energia geotérmica é proveniente do calor da terra.
A energia geotérmica nos leva a pensar em algo bem viagem ao centro do mundo, neste caso.
O processo da energia geotérmica é um pouco mais invasivo do que o da energia solar e da energia eólica, já que sua captação é feita por meio de perfuração do solo, em rochas extremamente quentes.
5. Energia dos oceanos
Diferente da energia hidrelétrica, que vem da água, porém, em usinas controladas, como em represas e rios, a energia elétrica dos oceanos, como o próprio nome diz, é a fonte de energia alternativa profunda da força da água do mar.
Em outras palavras, essa energia elétrica é captada através das ondas ou mares.
O mais comum nesses casos é o uso de turbinas submersas, sendo então uma energia limpa e totalmente renovável.
Dentro dessa categoria de fonte de energia elétrica, temos a energia maremotriz (do movimento das mares) e a energia ondomotriz (do movimento das ondas).
6. Biocombustíveis
Os biocombustíveis são a solução mais atual para solucionar um dos problemas mais atuais existentes.
O uso de combustíveis fósseis.
Seja o petróleo é um dos maiores poluentes da atualidade, além de não ser renovável. Ou por qualquer outro tipo de combustíveis fósseis.
Por isso, a indústria de transportes passou a consumir combustíveis a base de Recursos naturais como o da cana de açúcar, o milho, entre outros.
Eles podem até ser mais baratos do que a gasolina comum, este que é totalmente proveniente de combustíveis fósseis.
E, pelo fato de serem sustentáveis, diminuem ainda mais o desperdício, pois em muitos casos, utiliza-se o bagaço, o que anteriormente seria jogado fora, para a produção de novos combustíveis.
Fontes de Energia Alternativas: Vantagens e Desvantagens
A principal vantagem do uso de fontes de energia alternativa é que elas são acessíveis.
Por mais que o investimento seja alto, nós temos ar, água, luz do sol e outros recursos em qualquer lugar do mundo.
É por isso que a energia alternativa é tão importante.
É por meio dela que nós conseguimos levar energia elétrica a lugares remotos, com poucos recursos.
Um painel solar fotovoltaico em uma casa pode ser suficiente para todo o consumo de energia que ela possui.
Um sistema de energia eólica é capaz de alimentar uma cidade inteira.
Os exemplos de usos com as fontes de energia alternativa são infinitos. E todos nos levam a um ponto único:
Eles são mais sustentáveis, trazem uma produção simples e, muitas vezes, não possuem grandes impactos ambientais.
Já em relação a desvantagens, podemos citar alguns pormenores em casa uma das fontes alternativas de energia.
Apesar da energia solar ser uma das energias mais limpas na atualidade, alguns componentes dos painéis fotovoltaicos acabam sendo poluentes pela necessidade de mineração.
Entretanto, é uma desvantagem controversa, já que muitas das matérias primas utilizadas são recicláveis.
Quando falamos também de energia eólica, há uma degradação do meio ambiente muito maior, com retirada de animais do seu habitat natural, desvios nas paisagens, entre outros.
Enfim, independente de qual seja o tipo de energia, sempre haverá uma desvantagem ou outra.
O que vale mesmo, é apostarmos em um consumo de energia que faça sentido e traga mais resultados positivos ao meio ambiente.
Por que fazer um projeto de energia alternativa?
Energia alternativa é comumente definida como uma energia limpa, renovável e que impreterivelmente não emite gases poluentes ao meio ambiente.
Seja incentivado pelo fator econômico, ou pela preocupação ambiental, apostar em um projeto de energia alternativa é uma opção para pessoas que pretendem adotar uma geração de energia mais consciente.
Com esse tipo de projeto, é possível fugir totalmente do uso de energias não renováveis, como a energia nuclear, adotando a geração de energia limpa como a energia solar.
De todas as usinas de energia, as usinas solares tem sido a que mais cresce em todo o mundo.
São milhares de sistemas solares fotovoltaicos criados a todo momento, permitindo inclusive um aumento da criação de energia elétrica no Brasil, que já registrou grandes recordes recentemente.
Qual é a importância de usarmos mais fontes de energia alternativa?
Redução de custos na geração de eletricidade, melhora no cenário das mudanças climáticas, melhor custo benefício na geração de energia elétrica, busca de alternativas sustentáveis, são apenas alguns motivos para responder essa pergunta.
Invista em energia solar
Seja para projetos pequenos, grandes ou pequenos: para o telhado da sua casa ou um sistema completo para sua empresa, a Oferta Solar possui representantes espalhados em todo o Brasil para ajudar você a conquistar o uso de energia renovável e limpa. Economize na sua conta de luz, faça um orçamento!
Especialista em energia solar e responsável pelo Blog do Oferta Solar. Com expertise na área de energias renováveis, ele se dedica a fornecer informações precisas e atualizadas sobre tecnologia solar, tendências e soluções sustentáveis no Brasil.