Células Fotovoltaicas – Tecnologia do Futuro

Introdução

O que afeta o preço dos painéis solares? As células fotovoltaicas têm sido chamadas de “a tecnologia que mais cresce no mundo”. Elas são uma das invenções mais inteligentes já feita porque aproveitam a energia que a natureza fornece de graça. O sol continuará a brilhar por milhões de anos e, se os painéis solares ou células fotovoltaicas forem eficientes, as pessoas poderão ter energia limpa e gratuita por muitos anos. Neste artigo, vou escrever tudo o que você precisa saber sobre células fotovoltaicas.
Basicamente, as células fotovoltaicas são construídas usando várias formas de silício elementar, como cristalino e amorfo. Além disso, dada a crescente demanda e o crescimento futuro esperado da indústria solar, a indústria de células fotovoltaicas também deve acompanhar esse crescimento. Portanto, muitas pesquisas e testes têm sido realizados na tentativa de melhorar a eficiência das células fotovoltaicas.

Células Fotovoltaicas

A maioria das usinas de energia solar ou painéis solares têm capacidades que variam de 20 a 50 megawatts. No entanto, prevê-se que a capacidade de painéis solares a instalar no futuro ultrapasse os 100 MW. O problema que a maioria das pessoas tem com a configuração de um painel solar ou instalação solar é que o custo inicial de aquisição da usina pode ser bastante alto. Mas, à medida que as pessoas aprenderam sobre a energia solar, as pessoas descobriram que poderiam facilmente superar esses custos esperando alguns anos, após os quais economizariam o suficiente em suas contas de eletricidade. Como já dito em outros artigos, você pode conseguir um payback do investimento em torno de 3 a 6 anos.
Além disso, é uma fonte de energia ideal para fins de aquecimento. Aquecedores solares de água estão na moda nas lojas, e mais e mais pessoas estão começando a comprá-los.

Funcionamento

Basicamente, quando uma partícula de fóton do sol atinge uma molécula de silício ou a superfície de uma placa composta de silício-fósforo ou silício-boro, 2 cargas opostas são criadas porque os fótons excitam os elétrons. Essa excitação de elétrons faz com que os elétrons sejam empurrados para níveis mais altos. Eventualmente, os elétrons excitados são expelidos dos átomos. Então uma placa é “falta de elétrons” e a outra tem muitos elétrons. Isso torna possível conduzir eletricidade. Placas com cargas opostas podem ter elétrons fluindo através delas. É assim que uma única célula solar ou célula fotovoltaica funciona.

Assim, quando células solares ou fotovoltaicas semelhantes são agrupadas, cria-se uma usina com maior capacidade de geração de energia. Eles são ideais para uso em satélites onde não há linhas de energia para fornecer energia ilimitada. Além disso, eles são usados ​​em uma escala muito menor em dispositivos menores, como relógios ou calculadoras.
Um dos problemas que as pessoas enfrentam com painéis solares e células fotovoltaicas é que eles geram corrente contínua, enquanto os aparelhos que usamos em nossas casas exigem corrente alternada. Portanto, um inversor também é necessário.
A energia solar também é uma indústria enorme com potencial para criar muitos empregos. Dezenas de milhares de empregos foram criados em lugares como Alemanha, Índia e Estados Unidos, todos os três usando muita energia solar para convertê-la em eletricidade.

Outras aplicações como carros solares, robôs movidos a células solares e gadgets também estão em ascensão, apesar de tudo posso dizer que este mercado tem um enorme potencial de crescimento.

Muito obrigado por sua leitura! Entre também para o mundo solar e faça seu orçamento sem compromisso conosco clicando aqui!