Funcionamento básico da energia solar
Como já sabemos a luz solar emite radiação solar.
Um gerador solar fotovoltaico é composto um inversor de energia (transformando corrente contínua vindo das placas solares para corrente alternada), por cabos, e por painéis fotovoltaicos, que contém várias células fotovoltaicas. A célula fotovoltaica é responsável por converter esta luz em energia elétrica. Após convertida a energia da radiação solar em energia elétrica pelo inversor, esta estará pronta para ser consumida por sua casa ou empresa.
Você pode conferir alguns posts mais detalhados sobre o assunto:
Um sistema de energia solar pode ser usado durante uma queda de energia?
Ao começar com a geração de energia solar, muitos querem ser totalmente independentes de energia externa além de todos os benefícios que ela traz por si só como menor emissão de CO2, economia mais que significante na conta de luz, etc. Porém não é bem assim que funciona ter um sistema com painéis fotovoltaicos que convertem a luz do sol em energia elétrica.
Em caso de queda de energia ou apagão, é importante saber o que a sua usina de geração de energia solar pode e não pode fazer. Muitas pessoas imaginam que o seu sistema de energia solar fotovoltaica irá fornecer toda a energia de que necessitam durante uma emergência, mas nem sempre é esse o caso. Neste post, iremos explorar como um sistema fotovoltaico solar pode ser utilizado durante uma queda de energia e o que precisa-se considerar antes de instalar um gerador fotovoltaico.
Além dos altos preços da energia, o tema da autossuficiência e independência também são importantes para muitos proprietários de sistemas fotovoltaicos.
Desastres naturais, gargalos no abastecimento público de energia ou mesmo crises políticas são eventos que podem acontecer a qualquer momento e queremos estar preparados para quando estes chegarem até nós, não é mesmo?
Mas como é no caso de uma queda de energia ou apagão, o sistema fotovoltaico pode continuar a ser usado? Ou eu terei mesmo assim minha energia cortada naquele momento?
Os sistemas solares fotovoltaicos não podem ser usados em caso de falta de energia ou apagão quando conectados a rede publica de energia.
No entanto, existem maneiras de usar a energia solar mesmo durante uma queda de energia. Um dos modos é utilizar um sistema off grid, ou seja, desconectado da rede. Neste modelo normalmente usa-se baterias como armazenadores de energia para a energia que é gerada a mais do que usada.
Outro método mais inovador que chegou este ano ao Brasil é o modo híbrido, no qual sua usina solar pode estar conectada a rede pública e ao mesmo tempo utilizar bateria solar para o armazenamento, e então ser utilizado em casos de queda de energia.
Se você tiver pouco tempo para ler, aqui estão as coisas mais importantes em breve:
- Os sistemas de energia solar on grid não podem ser usados em caso de falta de energia
- No entanto, existem duas maneiras de usar a energia solar mesmo durante uma queda de energia
- Para isso, você precisa de baterias como um armazenamento de energia de emergência
- Os sistemas off-grid são adequados para fornecer energia à sua casa ou empresa a qualquer momento justamente por não estar ligado à rede, mas este só vale a pena mesmo quando for algo muito pequeno ou quando o local de instalação é muito afastado de qualquer rede pública de energia
- Os sistemas fotovoltaicos híbridos são aqueles que você usa baterias para o armazenamento de energia e ao mesmo tempo este sistema é ligado a rede de energia elétrica, na qual você pode transferir a energia gerada excedentemente e também você pode ativar o funcionamento pelas baterias quando houver qualquer queda de energia da rede pública
Os sistemas on-grid não funcionam durante uma falta de energia ou apagão
O sistema fotovoltaico mais popular no Brasil é o on-grid, ou em português “na rede”, é aquele sistema conectado à rede distribuidora de energia.
A geração excedente de energia aqui é injetado diretamente na rede publica de energia elétrica e então são gerados créditos de energia para o titular do sistema utilizar quando ele precisar.
Durante uma falta de energia, o inversor solar fotovoltaico on-grid não funcionará, uma vez que está ligado à rede.
O sistema entrará em modo de espera até a energia voltar a ser ligada e depois voltará automaticamente a ligar-se à rede.
Sem o inversor funcionando, a corrente contínua gerada pelos módulos solares não pode ser convertida na corrente alternada que é absolutamente necessária para os eletrodomésticos. O sistema fotovoltaico desliga-se então automaticamente.
Assim, em caso de falha de energia, um gerador solar on grid (na rede) não poderá ser utilizado.
Os Sistemas Off-grid em casos de queda de energia podem funcionar
O sistema fora da rede não precisa de estar ligado à rede pública para funcionar e é, por isso, ideal para uso em caso de falta de energia ou apagão.
A principal vantagem deste tipo de sistema é que te permite tornar independente da rede pública de energia e produzir a tua própria energia.
No entanto, o investimento inicial para um sistema solar fotovoltaico off grid é maior do que para um sistema ligado à rede justamente por precisar de um banco de baterias acoplado ao mesmo.
Os Sistemas fotovoltaicos híbridos em casos de queda de energia
Outra possibilidade de usar o seu gerador solar fotovoltaico durante uma falta de energia é instalar um sistema de energia solar híbrido.
Um gerador fotovoltaico híbrido é aquele que está ligado à rede pública, mas que ao mesmo tempo tem baterias para o armazenamento de energia excedente.
Desta forma você pode continuar a usar o seu gerador de energia solar fotovoltaica em caso de falha de energia elétrica, utilizando a energia armazenada nas baterias solares.
A vantagem de um sistema híbrido é que você tem a opção de gerar créditos com a energia transferindo-a para a rede pública quando há produção excedente, e de a utilizar em caso de necessidade, por exemplo, durante uma falta de energia.
No entanto, este tipo de instalação é ainda bastante recente no Brasil e, portanto, mais cara do que uma instalação on grid.
Conclusão sobre o uso do sistema fotovoltaico durante um apagão
Então agora você sabe que seus painéis solares não podem ser usados em caso de falta de energia. O inversor desliga automaticamente se a rede elétrica falhar, para que você não precise se preocupar com danos aos seus dispositivos.
No entanto, existe uma maneira de usar a energia solar mesmo durante uma queda de energia – instalando um sistema de energia de emergência ou reserva.
No entanto, isso não é possível com todas as redes domésticas e geralmente é relativamente caro. Portanto, é melhor falar com um instalador solar ou eletricista antes, que pode lhe dizer exatamente o que é possível para você.
Esperamos que este post te tenha ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, não hesite em entrar em contato conosco!
Especialista em energia solar e responsável pelo Blog do Oferta Solar. Com expertise na área de energias renováveis, ele se dedica a fornecer informações precisas e atualizadas sobre tecnologia solar, tendências e soluções sustentáveis no Brasil.