Uma instalação fotovoltaica é um grande investimento e é importante que a instalação seja feita corretamente para que você possa obter o máximo geração e eficiência.
Para quem ainda não tem muita noção vou explicar resumidamente o funcionamento de um sistema fotovoltaico:
Existem 3 principais equipamentos em um sistema de energia solar, que são:
Painéis fotovoltaicos: Também chamados de módulos fotovoltaicos, são as placas instaladas normalmente em telhados ou sobre uma estrutura com inclinação, captando assim a luz do sol e geram energia elétrica. No Brasil estas placas devem ser direcionadas para o lado norte e não podem receber sombreamento.
O inversor fotovoltaico: Responsável pela conversão de corrente contínua vinda das placas solares em corrente alternada, que é a corrente necessária para utilizar em lâmpadas e todos os equipamentos elétricos de casa.
String Box: Pequena caixa onde são localizados os disjuntores e chave seccionadora para a proteção contra surtos. Usando uma string box, dificilmente haverá grandes problemas em seu sistema solar fotovoltaico.
O sistema fotovoltaico mais instalado no Brasil é chamado de sistema on-grid, que é ligado na rede elétrica. Este sistema precisa de uma aprovação prévia da concessionária de energia elétrica para poder funcionar. Outro sistema interessante para quem não tem rede pública de energia elétrica por perto é o sistema off-grid, o qual é parecido porém utiliza baterias para armazenar a energia excedente e utilizar em horários sem produção, por exemplo, de noite.
Nesta postagem, analisamos 10 erros comuns em uma instalação fotovoltaica. Também damos dicas de como evitar esses erros para que você possa tirar o máximo proveito de seus painéis solares!
Erros comuns em sistemas fotovoltaicos
Vamos direto ao ponto e dê uma olhada nos erros comuns em sistemas fotovoltaicos.
1. Muito sombreamento
Um dos erros mais comuns é instalar o sistema solar fotovoltaico em uma área com muito sombreamento. Isso pode reduzir o desempenho do sistema em até 30%. Antes de instalar seus painéis, verifique se há árvores, muros ou outros objetos que projetam sombreamento sobre as placas.
2. Garantias insuficientemente consideradas
Para poder determinar a rentabilidade a longo prazo do sistema fotovoltaico, é importante poder planejar com uma taxa de custo fixo. Isso permite amplas garantias do fabricante e extensões de garantia.
Considere também os custos de montagem no caso de uma reclamação de garantia. Neste caso é importante considerar também escolher por usar marcas realmente boas e que estão já há mais tempo no mercado, tanto das placas quanto dos inversores.
Instalação incorreta da usina solar
Ao instalar um sistema solar, você precisa garantir que ele seja montado com segurança e precisão. A instalação de painéis com o ângulo errado de inclinação pode reduzir o desempenho em até 25%. Certifique-se de que os instaladores saibam como instalar o sistema corretamente.
4. Fiação inadequada
Nas instalações fotovoltaicas é necessário que sejam utilizados fios com a bitola correta para cada caso. Usar cabos de má qualidade, ou seja, com menos cobre do que o exigido, seja na parte de corrente contínua ou de corrente alternada, pode causar aquecimento no fio chegando até mesmo a um incêndio. Além disso, comprometerá a geração de energia. Portanto, é importante que seu sistema fotovoltaico esteja devidamente aterrado, e seja utilizado cabos de qualidade. Seu instalador deve ser capaz de ajudá-lo com isso.
5. Falta de isolamento
Ao instalar um sistema de energia solar fotovoltaica, é importante que a fiação seja feita corretamente e que o sistema esteja bem isolado. Se os fios não estiverem conectados corretamente, eles podem causar choque elétrico ou incêndio. E se a instalação não estiver devidamente isolada, a eficiência dos painéis fotovoltaicos pode diminuir, reduzindo a quantidade de energia que produzem. Além do isolamento é importante fazer a instalação de uma string box para a proteção contra surtos de energia.
6. Potência do inversor insuficiente
Para calcular a potência correta do inversor, primeiro você precisa conhecer a potência máxima de seus painéis fotovoltaicos. Se o inversor for muito pequeno, torna-se um gargalo para o sistema e reduz sua eficiência geral.
Para evitar esse erro, você deve verificar as folhas de dados de seus módulos fotovoltaicos e de seus inversores. A maioria dos fabricantes de painéis fotovoltaicos especifica a potência máxima de seus módulos em diferentes temperaturas em seus datasheet’s (folha com informações técnicas sobre o equipamento).
Para a conversão de corrente contínua para corrente alternada é importante escolher um inversor com uma potência superior à soma da potência máxima de seus painéis para garantir que ele possa trabalhar com toda a energia gerada pelas placas solares e assim você poder utilizar normalmente seus aparelhos elétricos.
7. Superestimação das capacidades de produção
Ao estimar a quantidade de energia que seu sistema fotovoltaico produzirá, vários fatores precisam ser considerados. Esses fatores incluem a orientação dos painéis fotovoltaicos, a inclinação dos mesmos, a quantidade de sombra nos painéis e a eficiência dos painéis fotovoltaicos.
Muitas pessoas superestimam a capacidade de produção de suas instalações, o que pode levar à decepção quando a instalação não produz tanta energia elétrica quanto o esperado.
Para evitar esse erro, é importante ter expectativas realistas sobre a capacidade de produção do seu sistema fotovoltaico. Você pode usar ferramentas online para estimar a capacidade de produção de sua instalação com base nos fatores acima.
Após ter uma estimativa, você pode compará-la com o desempenho real de sua instalação ao longo do tempo para ter uma ideia melhor de sua capacidade real de produção.
Se você achar que seu sistema fotovoltaico não está produzindo tanta energia elétrica quanto o esperado, há várias maneiras de melhorar seu desempenho. Isso inclui adicionar mais painéis fotovoltaicos ou ajustar a inclinação dos módulos fotovoltaicos.
8. Não obter permissão da concessionária local
Se você deseja instalar um sistema fotovoltaico, precisa de uma autorização da concessionária de energia elétrica local. Isso ocorre porque a instalação de placas solares em sistema on-grid que é o mais padrão utilizado no Brasil, é considerada um projeto de construção e a concessionária precisa fazer a troca do medidor de energia. Portanto, você deve seguir as mesmas regras e regulamentos que faria com qualquer outro projeto de construção e quem pode te ajudar nisso é a empresa responsável pela instalação de seus sistema fotovoltaico, que precisa realizar um projeto dentro das normas. Não fazer isso pode resultar em um grande atraso na ligação da usina solar.
Para evitar este erro, deve obter todas as autorizações necessárias antes de iniciar a instalação do seu sistema fotovoltaico.
O processo para obter uma licença pode variar de acordo com o local, normalmente é feito o pedido através do projeto fotovoltaico e com isso a concessionária vai fazer a troca do relógio comum de luz para o relógio bidirecional. Portanto, é melhor verificar com as autoridades locais o que é necessário.
9. Uso de equipamentos de segunda linha
Ao instalar um sistema fotovoltaico, é importante usar um sistema de qualidade que dure muitos anos. Alguns sistemas inferiores não resistirão às condições climáticas da sua área ou não serão tão eficientes quanto um sistema de qualidade.
Hoje em dia é normal ver novas marcas de inversores e de módulos fotovoltaicos no mercado, mas é bom ficar esperto com essas marcas muito novas, pois elas podem te dar muita dor de cabeça no futuro próximo e é possível também que não cumpram com a garantia prometida. Já com marcas que estão no mercado há mais tempo, as vezes você paga um pouco mais mas terá a qualidade e garantia real que espera.
10. Desconsiderar as distâncias das bordas
Ao instalar um sistema fotovoltaico, é importante observar as distâncias das bordas dos módulos fotovoltaicos.
Isso significa que deve haver uma certa distância entre cada módulo e as bordas do telhado ou a superfície na qual eles são montados. Se esta distância não for mantida, os módulos podem não ter um desempenho ideal.
Se a distância entre os módulos e a borda do telhado não for suficiente, pode ocorrer sombreamento.
Para evitar esses problemas, você deve seguir as recomendações do fabricante quanto ao espaçamento das bordas. Dessa forma, você garante que seu sistema funcione de maneira ideal e não tenha custos inesperados ou acidentes.
Dicas para evitar erros na hora de instalar seu sistema fotovoltaico
Agora que analisamos alguns dos erros mais comuns, vamos falar sobre como evitá-los.
Pesquisa completa
Certifique-se de entender os conceitos básicos de energia solar antes de decidir investir. Então você sabe o que procurar e o que evitar.
Não salve no lado errado
Não seja tentado por preços baratos. Como muitas vezes acontece, o diabo está nos detalhes. Ao escolher o seu instalador fotovoltaico, considere não só o preço, mas também as garantias e o alcance dos serviços, bem como a qualidade dos painéis solares.
Leia os comentários
Confira as avaliações de empresas de energia solar on-line antes de tomar sua decisão. Isso lhe dará uma ideia da qualidade do trabalho e do atendimento ao cliente.
Pergunte
Não tenha medo de fazer perguntas. Se você não entender alguma coisa, você deve definitivamente pedir esclarecimentos. Quanto mais informações você tiver, melhores decisões poderá tomar.
Usar armazenamento em banco de baterias
Com o armazenamento da energia solar gerada, você pode não apenas tornar seu sistema de energia solar mais eficiente e viver de forma mais independente, mas também aumentar a rentabilidade financeira do sistema. Você pode ler mais sobre sistemas fotovoltaicos com baterias clicando aqui.
Conclusão
Esperamos que tenha gostado deste artigo e que seja poupado das consequências desagradáveis a longo prazo da instalação inadequada dos sistemas fotovoltaicos.
Com um sistema de energia solar – corretamente instalado – energeticamente eficiente, podemos ajudar a evitar problemas desde o início. Entre em contato conosco hoje mesmo se quiser saber mais sobre o que oferecemos ou tiver dúvidas sobre esses erros, para que possamos evitar o maior número possível de erros de inicialização dispendiosos.
Espero ter conseguido te ajudar a tirar algumas dúvidas sobre erros básicos na instalação de uma usina solar em sua casa ou empresa! Se ainda ficar alguma dúvida, não hesite em nos enviar um e-mail com suas dúvidas que responderemos o mais rápido possível! Nosso e-mail de contato pode ser encontrado aqui.
Especialista em energia solar e responsável pelo Blog do Oferta Solar. Com expertise na área de energias renováveis, ele se dedica a fornecer informações precisas e atualizadas sobre tecnologia solar, tendências e soluções sustentáveis no Brasil.