Orientar um sistema fotovoltaico para o sul sempre foi considerado dinheiro jogado fora. O lado sul do telhado permaneceu sem uso por muito tempo. Mas muita coisa mudou nesse meio tempo e o uso do telhado sul já não é tão estranho.
Você decidiu adquirir uma usina solar fotovoltaica para contribuir com a proteção do meio ambiente ou simplesmente para se tornar independente da concessionária de energia elétrica.
Mas agora você percebe que seu telhado está orientado para o sul, ou que o lado norte do seu telhado de duas águas não tem mais espaço vago.
Na verdade, isso não é mais um problema tão grande. Sob certas condições, um sistema fotovoltaico orientado no lado sul vale a pena.
Você está com pouco tempo? Aqui estão as coisas mais importantes em resumo:
- Se você não tiver outra escolha, um sistema fotovoltaico voltado para o sul também pode fazer sentido
- Um sistema fotovoltaico voltado para o sul produz 30-40% menos energia do que um sistema voltado para o norte
- Seu telhado deve ter uma inclinação máxima de 30°, caso contrário, ofuscará os módulos
- Os sistemas solares estão se tornando cada vez mais eficientes, no futuro os painéis com orientação para o sul podem se tornar cada vez mais atraentes
Um sistema solar funciona no telhado virado para o sul?
O desenvolvimento de sistemas fotovoltaicos com tecnologia de ponta também possibilita a geração de eletricidade no lado sul do telhado. As células solares são agora muito mais sensíveis e também funcionam com luz fraca.
Vantagem disso é que os sistemas fornecem rendimentos mesmo quando o céu está nublado, independentemente do lado do telhado. Estão sendo feitos pesquisas e testes para melhorar constantemente o desempenho dos sistemas fotovoltaicos, a fim de obter o maior benefício possível deles.
Assim, os painéis solares voltados para o norte também podem gerar energia solar sob certas condições.
Em luz difusa, o lado sul produz os mesmos rendimentos que o lado norte.
Então: sim, os sistemas solares também funcionam no lado sul. No entanto, os rendimentos gerais são 30-40% mais baixos do que com os sistemas fotovoltaicos no lado norte ensolarado.
Desta forma eles servem como um ótimo complemento ou como uma boa alternativa se você não tiver outra opção.
Isso deve ser considerado para sistemas fotovoltaicos no lado sul
O ângulo de inclinação do telhado
O ângulo de inclinação ideal para telhados voltados para norte/noroeste/nordeste é de cerca de 30 graus. Este não é o caso dos telhados orientados a sul. O sistema é mais eficiente quanto mais plano for o ângulo de inclinação do telhado, pois evita o sombreamento pelo próprio telhado.
Quando a planta fica mais plana, mais luz a atinge. Em um ângulo de inclinação entre 0-20°, um desempenho de até 70% pode ser alcançado. Com inclinações de até 30°, 60% ainda é alcançado.
No entanto, deve-se notar que uma inclinação do telhado inferior a 10° pode causar alguns problemas. A chuva também não escoa bem, o que sombreia o painel ou, na pior das hipóteses, causa danos ao telhado. Ângulos de 10-20° são, portanto, os mais adequados.
Tipo da célula solar
A utilidade de um sistema solar no lado norte também depende do tipo de célula solar. Células de filme fino, por exemplo, funcionam muito bem com luz difusa e dificilmente sofrem perdas.
Elas contêm um substrato, geralmente de vidro, sobre o qual uma fina camada de silício – ou outro material eficiente – é depositada em vapor.
Infelizmente, as células de filme fino têm um baixo nível de eficiência, e é por isso que uma área de telhado maior faz sentido. Uma combinação de células de película fina e cristalinas também provou ser vantajosa.
Os sistemas solares modernos têm um comportamento de luz fraca muito melhor. Futuramente, os sistemas fotovoltaicos serão ainda mais otimizados, pois contínuas pesquisas estão sendo feitas em células híbridas ideais – entre outras coisas.
Vantagem e desvantagem de placas orientadas ao sul
Vantagens
Uma grande vantagem é a temperatura mais baixa no lado sul do telhado. A regulação de temperatura dos sistemas fotovoltaicos é significativamente melhor e não há perdas ou danos devido ao sobreaquecimento.
Desvantagens
A desvantagem é, obviamente, o menor rendimento devido ao desempenho reduzido. Como geralmente são necessários módulos mais eficientes para gerar energia solar em um telhado voltado para o sul, também deve-se contar com um orçamento maior na hora de comprar as placas fotovoltaicas.
Quando vale a pena um sistema fotovoltaico voltado para o sul?
Um sistema fotovoltaico no lado sul do telhado vale a pena particularmente se você tiver uma alta demanda pessoal de eletricidade, mas não houver outra opção de instalação para o seu sistema.
Por exemplo, você tem um telhado voltado para o sul e não há espaço para instalar as placas no quintal. Então você não tem escolha a não ser instalar as placas na orientação sul.
Aqui faz sentido aproveitar ao máximo e usar o lado sul para geração de energia solar. No telhado sul, com uma inclinação ideal, pode-se obter um rendimento de até 70% do obtido quando voltado para o norte.
Um sistema fotovoltaico no telhado sul também vale a pena se todos os outros lados do telhado já estiverem cobertos com módulos, mas você ainda precisa de mais energia solar. Então você também pode usar este lado, o que te traz um ganho adicional.
No entanto, o sistema fotovoltaico no telhado sul só vale a pena se o seu telhado tiver um ângulo de inclinação baixo de, no máximo, 30°. Com telhados mais íngremes, os módulos solares no lado sul não são aconselháveis, pois quase não há rendimentos fotovoltaicos nesta situação.
Assim, uma instalação ao sul é agora uma alternativa viável e, sob certas condições, um investimento útil. Portanto, se você tiver a opção de alinhar seu sistema fotovoltaico ao norte, é claro que vale muito mais a pena.
Especialista em energia solar e responsável pelo Blog do Oferta Solar. Com expertise na área de energias renováveis, ele se dedica a fornecer informações precisas e atualizadas sobre tecnologia solar, tendências e soluções sustentáveis no Brasil.