Checklist para instalar energia solar: 10 pontos que você deve considerar
Se você decidir instalar um sistema fotovoltaico em seu telhado , há alguns pontos a considerar. O checklist seguir contém todos os aspectos importantes que precisam ser esclarecidos antes de comprar seu sistema de energia solar fotovoltaica.
1. Verifique suas necessidades energéticas
Antes de decidir sobre o tipo de painel solar ou sistema de energia solar a ser instalado, é necessário verificar quanta energia deve ser gerada.
Para fazer isso, você pode calcular seu consumo total de energia e descobrir qual porcentagem disso pode ser compensada pelo sistema de energia solar .
A melhor maneira de fazer isso é verificar suas contas de luz para determinar o consumo de energia elétrica dos últimos 12 meses. Certifique-se de observar quaisquer alterações no consumo de energia de dispositivos ou outras fontes ao longo do tempo.
Assim que você tiver uma ideia aproximada do consumo de energia, poderá usar a calculadora solar para determinar o desempenho ideal do sistema para seus objetivos. Geralmente, um grau de geração de 60 a 70% da energia consumida faz sentido, economicamente falando .
2. Determine o tamanho correto da planta
Depois de determinar suas necessidades de energia, o próximo passo é determinar o tamanho correto do seu sistema de energia solar fotovoltaica e se será um sistema fotovoltaico on-grid ou um sistema off-grid.
O tamanho depende de vários fatores, incluindo a área disponível do telhado para instalar os painéis fotovoltaicos, o ângulo de inclinação e a orientação do seu telhado.
Os sistemas voltados para o norte geram mais potência , o ângulo ideal de inclinação é depende da inclinação do seu telhado e de em que parte do Brasil está situado seu imóvel.
Veja também:
- desempenho de painéis fotovoltaicos
- Instalar energia solar no lado oeste do telhado vale a pena?
- Placas solares viradas para o lado sul – isso faz sentido?
Além disso, o sombreamento de árvores ou prédios próximos deve ser considerado , pois reduz significativamente a eficiência de geração de energia elétrica pelos painéis fotovoltaicos quando partes da matriz são sombreadas durante os períodos de pico.
Para minimizar esse problema potencial, é importante que nenhum obstáculo bloqueie mais de 10% da área de uma única instalação em um determinado momento durante os horários de pico de produção.
3. A questão do armazenamento
Além disso, você deve esclarecer se um banco de baterias para o seu sistema solar fotovoltaico faz sentido.
Como regra geral: As baterias devem ser capaz de oferecer uma reserva para 2 dias.
4. Verifique o estado do telhado
Certifique-se de que seu telhado seja estruturalmente sólido e adequado para a montagem de painéis solares antes de tomar uma decisão de compra. Certifique-se também de que o seu telhado pode suportar o peso de todos os painéis fotovoltaicos necessários para seu projeto fotovoltaico.
5. Considere seu orçamento
Calcule o custo estimado de instalação de painéis solares e decida se cabe no seu orçamento. Caso contrário, você também pode pensar em opções alternativas, como um financiamento solar, disponível em vários bancos e financeiras brasileiras com excelentes taxas.
6. Selecione a tecnologia apropriada
Aproveite o tempo para explorar diferentes tecnologias fotovoltaicas e decidir qual delas se adapta melhor às suas necessidades e requisitos financeiros.
Existem diferentes tipos de módulos , e você também deve saber se um sistema fotovoltaico, um sistema solar térmico ou uma combinação de ambos é o ideal para você.
7. Preste atenção na qualidade dos painéis solares
Escolha módulos certificados e de alta qualidade com ótimo desempenho para obter o melhor retorno. Conheça a qualidade das células e suas condições de garantia.
8. Permissão necessária por parte da companhia elétrica local?
Para sistemas de energia solar on-grid, a instalação do sistema é necessário apresentar o projeto do gerador fotovoltaico para a companhia local de energia elétrica para que eles aprovem e instalem o medidor bidirecional.
Já para sistemas de energia solar off-grid essa aprovação não é necessária pois o sistema trabalha fora da rede.
9. Contrate um instalador confiável
Para garantir que não haverá danos em seu telhado e/ou equipamentos fotovoltaicos e um processo tranquilo, certifique-se de escolher uma empresa de instalação com mão de obra qualificada. Cada painel solar deve ser instalado cuidadosamente para que não haja micro trincas ou qualquer outro dano. Portanto procure avaliações on-line ou recomendações de pessoas confiança.
10. Proteja-se contra roubo e danos
Finalmente, também vale a pena olhar para o futuro. Existe um seguro especial para sistemas de energia solar que pode proteger o seu sistema em caso de danos causados por chuvas de granizo , tempestades, roubo ou similares.
Ao fazer sua oferta , dê uma olhada também nos serviços de garantia incluídos, para que você possa usar seu sistema por mais tempo e com a maior tranquilidade possível.
Gostou do nosso checklist? Caso tenha ficado dúvidas, envie nos um e-mail que teremos um prazer enorme em ajudá-lo!
Especialista em energia solar e responsável pelo Blog do Oferta Solar. Com expertise na área de energias renováveis, ele se dedica a fornecer informações precisas e atualizadas sobre tecnologia solar, tendências e soluções sustentáveis no Brasil.